Você já tem o seu pequeno negócio, tem um logotipo, mas ainda não registrou a sua marca? Proteger o seu patrimônio intelectual é muito importante. Sem esse registro alguém pode copiar a sua ideia e prejudicar o seu negócio. O processo para registrar uma marca é bastante simples.
Pesquise as marcas já registradas
Antes de definir a sua marca, faça uma pesquisa no INPI se ela já está registrada em nome de outra pessoa/empresa. Isso é muito importante para aumentar as chances da concessão do seu registro.
Minha marca é um produto ou um serviço?
Existem várias classes de produtos ou serviços nas quais a sua marca pode ser enquadrada. O INPI tem uma lista de classificação para que você possa enquadrá-la na área correta.
Como será a minha marca?
Sua marca será somente o seu nome comercial? Você usará um logotipo? A forma de apresentação precisa ser decidida antes de dar entrada no registro.
Quanto custa?
O INPI cobra, pelo menos, duas taxas para registrar uma marca. Na apresentação (fase chamada de depósito) e na emissão do certificado de registro. Podem ocorrer outras situações durante o processo, nas quais é necessário pagar taxas adicionais.
Acompanhamento
Um processo de registro da marca passa por várias etapas. Você pode acompanhar essas etapas pela Revista de Propriedade Industrial (RPI), que é publicada semanalmente pelo INPI.
Resumo…
Depois de apresentar o seu pedido de registro, o INPI verifica se os documentos estão em ordem e as taxas foram pagas. Depois a marca é publicada para o conhecimento de terceiros. Se não houver oposição (quando a sua marca colide/se parece com outra já existente, e a outra parte apresentar uma reclamação contra os eu pedido), é publicado o que chamamos de deferimento (quando o seu registro é concedido). Neste momento será necessário pagar uma taxa para a emissão do seu certificado de registro. Com ele em mãos, a sua marca tem uma vigência de 10 (dez) anos, quando precisará ser renovada.
…mas, cuidado com as pegadinhas
Alguns detalhes importantes precisam ser levados em consideração. Inicialmente, fazer uma busca de marca não é tão simples. Você precisa usar as ferramentas certas para não ter problemas futuros com o seu pedido de registro. Caso algum terceiro apresente uma oposição ao seu processo, você precisará de argumentos fortes para que o examinador do INPI se convença de que a sua marca não prejudica outras já existentes. São passos delicados dentro do processo para obter seu registro.
Ainda está com dúvidas, ou o processo te parece muito complicado? Procure a Multi AZ. Nós podemos te ajudar a realizar esse processo.